FACECO, a grande feira que é uma montra viva do concelho de Odemira

Da agricultura e pecuária ao artesanato e gastronomia, mel e medronho, a FACECO chama milhares, de 19 a 21 de Julho, a São Teotónio. Ana Bacalhau, Luís Trigacheiro e Íris animam a feira.

Foto
A FACECO conta com cerca de 250 expositores RODRIGO_GUERREIRO/CM Odemira
Ouça este artigo
00:00
03:05

Ana Bacalhau, Luís Trigacheiro e Íris são os artistas convidados da Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira que promove, entre sexta-feira e domingo, a pecuária, agricultura, turismo, artesanato e gastronomia deste território.

Com um orçamento que ronda os 220 mil euros, a Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO), no distrito de Beja, realiza-se no Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio, com "um intenso programa de animação".

"Este é um evento que quer mostrar aquilo que melhor se faz em termos de actividades no concelho de Odemira e isso é exigente porque um concelho com esta dimensão tem também uma oferta muito diferenciada, consistente e com múltiplas actividades", disse à agência Lusa o vice-presidente da Câmara de Odemira, Ricardo Cardoso.

De acordo com o município, o certame "visa a promoção do território, dos seus produtos e actividades, das colectividades e dos atores locais, potenciar o tecido empresarial e cultural e atrair novos empreendedores e investidores para o concelho".

Tal como em anos anteriores, a FACECO vai dar "expressão às principais actividades" económicas deste território, como é o caso da agricultura, "que tem uma importância muito relevante" no concelho de Odemira, e do sector ligado à pecuária, adiantou o autarca.

"Na área pecuária vamos contar com o Concurso Nacional da Raça Limousine, mas também os concursos regionais e as mostras de raças autóctones, como a raça bovina garvonesa e a caprina charnequeira", explicou.

Segundo o autarca, o recinto da FACECO, que assinala este ano a 32.ª edição, conta igualmente com "uma galeria" dedicada "à transformação dos produtos locais", onde estarão "expostos mais de 100 produtos", e o tradicional Pavilhão do Artesanato com "dezenas de artesãos a trabalhar ao vivo".

"Além das actividades económicas, temos também uma vasta oferta cultural em todo o recinto, com váriohttps://www.cm-odemira.pt/pages/516s palcos a funcionar ao mesmo tempo com múltiplas artes, actividades desportivas e uma "Kids Zone" com muitos divertimentos para os mais novos", precisou.

Durante os três dias daquela que é considerada "a montra" do concelho de Odemira são esperados "entre 30 e 35 mil visitantes", revelou o autarca, acrescentando que esta é a fasquia ideal para "a dimensão do recinto" que conta, este ano, com cerca de 250 expositores.

A 32.ª edição da FACECO é inaugurada na sexta-feira, às 15h, numa sessão que contará com a presença do secretário de Estado da Agricultura, João Moura.

Uma das novidades do certame será o espaço "Ó Jovem" que será dedicado "ao público mais jovem com a dinamização de várias actividades e zonas de lazer", acrescentou Ricardo Cardoso.

O programa inclui igualmente "o 23.º Concurso Regional de Mel, bem como o 3.º Concurso de Medronho da FACECO que também já conquistou o seu espaço neste certame", realçou a organização.

No recinto não faltarão actividades para todos os públicos, desde música, teatro, cante alentejano, dança, desporto e muita animação infantil.

O destaque do cartaz musical vai para a actuação de Ana Bacalhau, na sexta-feira, Luís Trigacheiro, no sábado, e Íris, no domingo.

Mais informações e programa completo aqui.