Estudo do LNEC diz que 98% dos condutores portugueses não usam telemóvel na auto-estrada. E até surpreendeu os investigadores

Os 15 países europeus que participaram no estudo obtiveram todos valor acima dos 90%.

Foto
Em Portugal foram observados 3834 condutores em 15 arruamentos urbanos, 12 estradas interurbanas e 11 auto-estradas Nelson Garrido (Arquivo)
Ouça este artigo
00:00
05:27

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Um estudo desenvolvido pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) no âmbito de um projecto europeu concluiu que 96,7% dos portugueses não utilizam qualquer dispositivo móvel quando estão a conduzir, percentagem que sobe para os 98% quando estão em causa apenas as auto-estradas nacionais. Os resultados, em linha com os obtidos nos outros países que participaram no estudo, parecem contrariar dados sobre infracções e acidentes relacionados com o uso do telemóvel, e surpreenderam até o próprio LNEC. A explicação pode estar na metodologia utilizada.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.