Urgência pediátrica referenciada baixou para quase metade atendimentos à noite no Amadora/Sintra

Decisão de passar a exigir triagem via SNS 24 fez reduzir em 41,3% número de idas à urgência à noite: baixaram de 46 para 27 desde que projecto arrancou. Doentes não urgentes têm consulta em 24 horas.

Foto
Triagem é feita através da Linha SNS 24 e nos casos não urgentes é assegurada consulta de doença aguda em 24 horas Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
06:31

A implementação de um modelo de urgência pediátrica referenciada nocturna — com triagem prévia via linha SNS 24, INEM ou encaminhamento via outras unidades de saúde — fez baixar para quase metade a procura da urgência pediátrica do Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra). A intenção do hospital é prolongar este projecto-piloto, que arrancou a 6 de Fevereiro de 2024 e está a suscitar interesse por parte de outras Unidades Locais de Saúde (ULS) da região de Lisboa e Vale do Tejo, a braços com falta de pessoal para assegurar todas as escalas das urgências. O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, admite que foi uma decisão “corajosa”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.