Larry, gato que mora em Downing Street, recebe o sexto primeiro-ministro

Felino tem 17 anos e foi adoptado em 2011 para ser o animal de estimação dos filhos de David Cameron. Recebe agora Keir Starmer no número 10 de Downing Street.

epa11454463 Larry, the Downing Street cat, sits on the street outside No. 10 ahead of the election in London, Britain, 03 July 2024. The UK is set to hold a general election on 04 July with the opposition Labour Party currently leading the Conservative Party by twenty points in the polls. EPA/ANDY RAIN
Fotogaleria
Larry sentado à porta de casa ANDY RAIN
Britain's new Prime Minister Rishi Sunak walks past Larry the cat outside Downing Street, in London, Britain, October 25, 2022. REUTERS/Kevin Coombs TPX IMAGES OF THE DAY
Fotogaleria
Larry julga Rishi Sunak KEVIN COOMBS
Ouça este artigo
00:00
02:29

Aos 17 anos, 13 deles vividos no número 10 de Downing Street, a residência oficial e o escritório do primeiro-ministro do Reino Unido, Larry prepara-se para receber Keir Starmer, que assume funções a partir desta sexta-feira, 5 de Julho. O felino idoso não tem raça e nasceu em 2007. Aos quatro anos, foi adoptado no abrigo Battersea Dogs and Cats Home, em Londres, pela equipa de Downing Street para ser o animal de estimação dos filhos do então primeiro-ministro David Cameron. Desde então, já viu cinco pessoas ocuparem o lugar. Além de Cameron (2010-2016), Theresa May (2016-2019), Boris Johnson (2019-2022), Liz Truss (2022), Rishi Sunak (2022-2024) e, agora, Starmer.

Por todo esse tempo, Larry continua no posto de "chief mouser", o caçador de ratos da residência oficial do primeiro-ministro britânico. Durante as perguntas finais do seu mandato, Cameron explicou que o gato é um funcionário público, e não uma propriedade pessoal. Portanto, não deixa Downing Street após uma mudança de cargo de primeiro-ministro. Larry também tem uma conta oficial no X, antigo Twitter. "Rishi Sunak transmitiu a renúncia ao rei, mas Keir Starmer ainda não foi nomeado primeiro-ministro, então quem está no comando? Eu", lê-se, numa publicação da conta oficial do gato.

O site de Downing Street afirma que Larry conquistou o coração do público e as equipas de imprensa, que frequentemente acampam em frente à residência. "Em troca, a nação envia-lhe presentes e guloseimas diariamente". "Larry passa os dias a receber convidados na casa, inspeccionando as equipas de segurança e testando móveis antigos para verificar a qualidade das sestas. As suas responsabilidades diárias também incluem contemplar uma solução para a ocupação de ratos na casa. Larry diz que isso ainda está na fase de planeamento táctico", diz o site.

A relação dos políticos britânicos com gatos é longa. Winston Churchill (1874-1965), ex-primeiro-ministro, doou a propriedade de Chartwell para o Governo, mas exigiu que houvesse sempre um gato amarelo chamado Jock na casa. A tradição é mantida até hoje.


Exclusivo PÚBLICO/Folha de S.Paulo
O PÚBLICO respeitou a composição do texto original, com excepção de algumas palavras ou expressões não usadas em Portugal.

Sugerir correcção
Comentar