“Silêncio, respeite os residentes”, pedem sinais no Bairro Alto e no Cais do Sodré

Junta da Misericórdia apela a comportamento ordeiro de turistas e nacionais. Ruas são centro de diversão nocturna devido à proliferação de “bares low cost”. Há quem peça sinais contra o urinar na rua.

Foto
A colocação desta sinalização é vista pela junta como uma forma de “abanar as consciências” Junta de Freguesia da Misericórdia
Ouça este artigo
00:00
06:12

O pedido é feito em inglês, em letras mais destacadas, mas também em português. “Silêncio, por favor, respeite os moradores”, lê-se num sinal circular. Ao centro, uma figura de perfil, à frente da qual surge uma mão com o dedo indicador em riste, reforça o significado da mensagem escrita. A Junta de Freguesia da Misericórdia, em Lisboa, instalou, nos últimos dias, meia centena de sinais nas ruas do Bairro Alto e da zona do Cais do Sodré, em particular na Rua de São Paulo, pedindo contenção no comportamento às pessoas que ali se deslocam aos estabelecimentos de diversão nocturna. Um acto que a autarquia assume ser uma tentativa quase desesperada de alterar o actual cenário de caos, com o ruído excessivo provocado por grupos numerosos a perturbar quem ali vive.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.