O fim de ciclo conservador arrisca-se a terminar num festim trabalhista

Catorze anos de governação tory podem dar lugar a uma “supermaioria” do Labour nas eleições britânicas, segundo as sondagens. Concorrência da direita radical dificulta missão de Sunak.

Foto
Estudos de opinião mostram conservadores a perder quase 200 deputados e há ministros a admitir que o objectivo é ser "oposição eficaz" ao Partido Trabalhista Jeff Overs/BBC / VIA REUTERS
Ouça este artigo
00:00
08:27

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Na manhã do dia 2 de Julho (terça-feira), pouco depois das 8h, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, entrava em directo no programa BBC Breakfast, da emissora pública britânica, a partir de um supermercado. Faltavam menos de 48 horas para as eleições legislativas e o político conservador queimava os últimos cartuchos antes da votação, assegurando que o Partido Trabalhista vai “aumentar os impostos a toda a gente”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.