Sindicatos dos enfermeiros assinam protocolo negocial com tutela

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses disse que estava previsto que na reunião fosse também apresentada a proposta de grelha salarial, mas tal não aconteceu. Negociações iniciam-se este mês.

Foto
A próxima reunião negocial com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) ficou marcada para o dia 18 de Julho Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
02:09

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) assinou esta quarta-feira o protocolo negocial com o Ministério da Saúde, anunciou à Lusa uma dirigente sindical, lamentando que na reunião não tenha sido apresentada a proposta de grelha salarial. Ao final da tarde, o Ministério da Saúde enviou um comunicado, a dar conta que também assinou o protocolo negocial com a plataforma que integra quatro sindicatos dos enfermeiros.

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, recebeu no Ministério da Saúde uma delegação do SEP num encontro de cerca de três horas em que foi apresentado o protocolo negocial. À saída da reunião, a dirigente do SEP Guadalupe Simões explicou que a reunião foi longa porque o sindicato levantou "várias questões" sobre o documento para dar início às negociações.

"Levantámos várias questões sobre a questão do protocolo negocial e finalmente conseguimos chegar a um entendimento e, portanto, foi assinado esse protocolo", adiantou. Segundo Guadalupe Simões, estava previsto, por parte do Ministério da Saúde, que na reunião em que fosse assinado o protocolo fosse também apresentada a proposta de grelha salarial, "uma das matérias que o Governo e o Ministério da Saúde consideram prioritárias, mas a verdade é que não foi apresentado".

Entre os temas que constam do protocolo negocial está a carreira de enfermagem, especificamente a tabela salarial, a questão da organização do tempo de trabalho e outras matérias já identificadas pelo SEP e outras que eventualmente venham a ser identificadas durante o processo negocial, salientou.

De acordo com a dirigente sindical, a próxima reunião negocial ficou marcada para o dia 18 de Julho.

Na nota enviada, o Ministério da Saúde adiantou que assinou protocolos, "com vista ao início das negociações", também com o Sindicato dos Enfermeiros (SE), Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPEnf), Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) e com o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR), onde estão incluídos "temas ligadas à carreira de enfermagem, especificamente a tabela salarial, a questão da organização do tempo de trabalho e outras matérias já identificadas por estes sindicatos".

Sem adiantar data, o ministério refere que as negociações iniciam-se este mês.

Sugerir correcção
Comentar