Número de alunos voltou a crescer: escolas receberam mais 19 mil no ano passado

Em plena crise demográfica, a imigração ajuda a explicar parte deste aumento, que foi sobretudo sentido no 1.º ciclo. Estatísticas da Educação mostram também um agravamento das taxas de retenção.

Foto
A grande maioria dos alunos frequenta a escola pública Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
05:49

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

É o segundo ano lectivo consecutivo em que o número de alunos das escolas portuguesas aumenta, depois de mais de uma década a decrescer: se em 2021/2022 os estabelecimentos escolares receberam mais 15 mil estudantes, em 2022/2023 esse aumento foi ainda mais expressivo, chegando quase aos 19 mil alunos. No ano lectivo passado, as portas das salas de aula abriram-se para 1.605.438 alunos do ensino não superior, mais 1,2% em relação ao ano anterior, de acordo com os dados publicados esta sexta-feira pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.