Gilmar Mendes: O STF “actuou na preservação da democracia”

A proposta de equiparação do aborto ao homicídio apresentada recentemente no Congresso Nacional seria “retroceder brutalmente”, defende o juiz do Supremo.

Foto
O juiz Gilmar Mendes é o decano do Supremo Tribunal Federal Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
08:31

O Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro tem sido um actor com uma intervenção decisiva na vida política do país na última década. Com a Operação Lava-Jato, foi responsável por várias decisões com impacto directo nos desenvolvimentos que levaram à eleição de Jair Bolsonaro; depois, coube a estes juízes travar várias iniciativas autoritárias do ex-Presidente. No STF desde 2002 por nomeação de Fernando Henrique Cardoso, o juiz Gilmar Mendes é o elemento mais longevo no colectivo. O tribunal continua na mira de muitas críticas, incluindo do empresário Elon Musk. Mendes, que esta semana esteve em Portugal como organizador do 13.º Fórum Jurídico de Lisboa, diz em entrevista ao PÚBLICO que o multimilionário é parte do “movimento da extrema-direita mundial”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar