Governo prolonga até 5 de Julho renovação de matrículas do 6.º ao 9.º e do 11.º anos

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação reconheeu que o Portal das Matrículas estava com constrangimentos devido ao “elevado número de acessos” desde sábado.

Foto
A renovação das matrículas em causa começou no sábado passado e deveria terminar na próxima sexta-feira ADRIANO MIRANDA
Ouça este artigo
00:00
01:54

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Governo decidiu prolongar até 5 de Julho o prazo para a renovação de matrículas do 6.º ao 9.º ano e do 11.º anos de escolaridade devido aos constrangimentos no Portal das Matrículas.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, 26 de Junho, em comunicado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, depois de na segunda-feira ter reconhecido à Lusa que a plataforma estava com constrangimentos devido ao "elevado número de acessos" desde sábado, quando abriram as inscrições do 6.º ao 9.º e do 11.º anos para o ano lectivo de 2024/2025.

Segundo o comunicado, "os técnicos do Instituto de Gestão Financeira da Educação, que gere o Portal das Matrículas, estão a trabalhar com as duas empresas responsáveis pela plataforma para solucionar os problemas e constrangimentos detectados com a maior brevidade possível".

A renovação das matrículas em causa começou no sábado passado e deveria terminar na próxima sexta-feira.

Contudo, "a plataforma não tem conseguido dar resposta, quando nesta fase são esperados mais de 100 mil registos", refere o ministério, assinalando que às 17h30 de hoje "estavam efectuadas apenas 19.920 renovações de matrículas".

A tutela acrescenta que já tinham sido "detectados problemas com a plataforma" entre 15 de Abril e 15 de Maio últimos, quando decorria o prazo para as matrículas do pré-escolar e do 1.º ano do ensino básico, muito embora tenham sido registadas mais de 150 mil matrículas.

Segundo o ministério, a nova plataforma foi desenvolvida muito perto do início dos prazos das matrículas para o próximo ano lectivo, uma vez que as duas empresas às quais foi adjudicado o serviço, em Fevereiro, pelo anterior Governo, só iniciaram os trabalhos em Março.

O comunicado esclarece que a renovação da matrícula para o 7.º ano (mudança de ciclo) é obrigatória, enquanto para os 6.º, 8.º, 9.º e 11.º anos deve ser feita quando há mudança de escola, escolha de disciplinas, alteração de curso ou formação e de encarregado de educação.