O couraçado de Putin-Kim

Se em Pequim se percecionar que Pyongyang se tornará menos previsível e um risco maior, podemos ter algum arrefecimento das relações sino-russas.

Ouça este artigo
00:00
05:54

A recente visita de Vladimir Putin à Coreia do Norte encheu-se de toda a pompa e circunstância, com uma espetacularidade visual que poderia ter sido glorificada pelas lentes do cineasta soviético Serguei Eisenstein. Os tempos são outros, mas encontramos ali uma certa vontade de recriação dos laços de amizade do tempo da Guerra Fria que uniram o regime comunista soviético ao regime norte-coreano. Para lá da coreografia propagandística, as cenas a cores garridas atuais têm tanto de pavoroso como de patético. As contrariedades da guerra na Ucrânia deixaram Putin sozinho na sala, faz birra e procura consolo nos parceiros malcomportados.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários