UE vai transferir 1,4 mil milhões de euros de proveitos dos bens congelados russos para a Ucrânia

Dinheiro deverá ficar disponível já na próxima semana, anunciou Borrell. Oposição da Hungria ao apoio militar a Kiev não foi tida em conta. Negociações de adesão com Kiev arrancam nesta terça-feira.

Foto
Alto representante para a Política Externa e de Segurança da UE, Josep Borrell, à chegada à reunião do Conselho dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, esta segunda-feira no Luxemburgo OLIVIER HOSLET / EPA
Ouça este artigo
00:00
07:11

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A União Europeia prepara-se para transferir, já na próxima semana, uma primeira parcela de 1,4 mil milhões de euros resultantes dos proveitos extraordinários dos activos do Banco Central da Rússia que estão imobilizados ao abrigo do regime das sanções, para o orçamento do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, que sustenta a ajuda militar dos 27 ao Governo de Kiev. Uma segunda parcela, de cerca de 1,1 mil milhões, será transferida antes do final do ano.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.