Trabalhadores menos qualificados e com salários baixos são os que mais valorizam semana de quatro dias

O projecto-piloto permitiu reduzir em 12% o tempo de trabalho nas empresas aderentes. Trabalhadores dizem que semana de quatro dias tem um valor correspondente a 28% do salário.

Foto
Centro Infantil Maria de Monserrate, em Lisboa, foi a primeira creche no mundo a testar semana de quatro dias Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
04:44

A generalidade dos trabalhadores abrangidos pelo projecto-piloto da semana de quatro dias considera que a redução do tempo de trabalho, que foi em média de 12% (para 36,5 horas semanais), tem um valor correspondente a 28% do seu salário. Mas são as pessoas com baixas qualificações, salários inferiores a 1100 euros e menos flexibilidade de horários que mais valorizam este benefício, indicando um valor que chega a ser de 36,7% do salário.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar