Marx e Cotrim

A humanidade é um projeto informal; é um sistema aberto, por escrever e acrescentar — e potencialmente muitíssimo engraçada por isso mesmo.

Ouça este artigo
00:00
03:17

No campo da neurociência existe a teoria de que, no início da aventura humana, era tão surpreendente o ato de pensar que os seres humanos entenderam o pensamento como estando a ouvir vozes exteriores a si. Num loop entre os dois hemisférios supõe-se que o pensamento assim entendido terá levado à crença, explicando até, em parte, o diálogo humano com Deus. Nestas sociedades, os indivíduos agiam sem consciência de si e sem capacidade de introspecção, uma vez que os pensamentos não eram propriamente seus. O que nos dizem estes cérebros primordiais é que há uma ordem natural; que há regras preexistentes que é preciso respeitar, desde logo as divinas, ainda que muitas nos pareçam em tudo contraintuitivas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 14 comentários