BEI aprova financiamento de 12,8 mil milhões que inclui alta velocidade em Portugal

Cinco mil milhões de euros destinam-se à ferrovia europeia e infra-estruturas portuárias em Cabo Verde. Pormenores sobre a alta velocidade em Portugal adiados para a altura da assinatura do contrato.

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Nadia Calviño, presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI) Paulo Pimenta
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O Banco Europeu de Investimento (BEI) aprovou esta quinta-feira novos financiamentos de 12,8 mil milhões de euros, incluindo o comboio de alta velocidade em Portugal, num total de cinco mil milhões para ferrovia europeia e infra-estruturas portuárias em Cabo Verde.

“O conselho de administração do BEI aprovou hoje 12.800 milhões de euros em novos financiamentos para melhorar os transportes sustentáveis, aumentar a utilização de energias renováveis, construir novas habitações para estudantes, melhorar a protecção contra sismos e inundações e ajudar as empresas a expandir-se”, indica a instituição em comunicado.

O anúncio foi feito no dia em que os ministros das Finanças da União Europeia (UE) se juntam no Luxemburgo para uma reunião do Eurogrupo em formato inclusivo (que inclui não só os países da moeda única), na qual está prevista uma discussão sobre o papel do BEI.

Em comunicado, a presidente do BEI, Nadia Calviño, salienta a aprovação destes “quase 13 mil milhões de euros para projectos emblemáticos em toda a Europa e não só”, especificando estar em causa “desde o comboio de alta velocidade em Portugal, aos transportes sustentáveis em Kiev, Lille e Helsínquia, às energias renováveis na Lituânia e ao apoio às pequenas empresas”.

“Estes investimentos irão melhorar a vida das pessoas e assinalam o empenho do grupo BEI em continuar a apoiar investimentos específicos que irão reforçar a resiliência, o crescimento da produtividade e a inovação na Europa”, adianta, sem especificar.

Detalhes só na assinatura

Questionado pela Lusa, o BEI indicou que os detalhes sobre o financiamento ao comboio de alta velocidade só serão divulgados aquando da contratualização do projecto.

Na nota de imprensa, o banco da União Europeia explica, ainda assim, que o conselho de administração “aprovou investimentos para a construção de uma linha ferroviária de alta velocidade entre o Porto e Lisboa, a modernização de comboios na Alemanha e na República Checa, a substituição de eléctricos e autocarros em Lille e a construção de uma linha de metropolitano ligeiro em Helsínquia”.

Ao mesmo tempo, o BEI “apoiou um financiamento de 5000 milhões de euros para melhorar o transporte ferroviário em toda a Europa e as infra-estruturas portuárias em Cabo Verde”.

O financiamento total aprovado esta quinta-feira inclui também 2,6 mil milhões de euros de novos investimentos no sector da energia, 2,1 mil milhões de euros de financiamentos às empresas, incluindo apoio à expansão do fabrico de semicondutores, ao desenvolvimento de tecnologias de distribuição digital, ao apoio a uma produção de aço mais eficiente do ponto de vista energético e à conversão de instalações industriais existentes para permitir a produção de embalagens renováveis.

O BEI é a instituição de crédito a longo prazo da União Europeia, detida pelos Estados-membros, que financia investimentos que contribuem para os objectivos políticos comunitários ao nível da inovação, desenvolvimento sustentável, coesão social e territorial e neutralidade climática.

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