Sismo de magnitude 3 sentido em Grândola e Santiago do Cacém

Epicentro do sismo localizou-se a cerca de 12 quilómetros a su-sudoeste de Grândola.

Foto
Sismo foi sentido pelas 17h02 desta terça-feira Instituto Português do Mar e da Atmosfera
Ouça este artigo
00:00
00:50

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Foi sentido na tarde desta terça-feira, por volta das 17h, um sismo de magnitude 3 na escala de Richter, em Grândola e Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal. A informação foi avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em comunicado.

O sismo foi registado às 17h02 nas estações da Rede Sísmica do Continente, com epicentro localizado a cerca de 12 quilómetros a su-sudoeste de Grândola, indicou o IPMA, acrescentando que não há relatos de danos pessoais ou materiais.

O sismo "foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) no concelho de Santiago do Cacém" e "com menor intensidade no concelho de Grândola", lê-se na nota.

Com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é sentido dentro de casa e os objectos pendentes baloiçam, percepcionando-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados". Quando há uma intensidade IV, ou moderada, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem e "os vidros e loiças chocam ou tilintam", podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger, explica o IPMA.

A escala de Richter avalia a magnitude de um sismo através da medição da deslocação máxima ou amplitude dos traços dos sismógrafos. Para referência, os danos em prédios ocorrem acima dos 6 e um sismo de grau 2 é o mais leve que uma pessoa pode sentir.