Paul McCartney anuncia digressão com datas em França, Espanha e Reino Unido

O ex-Beatle, hoje com 81 anos, iniciou a digressão Got Back em 2022 nos Estados Unidos. Não há planos para passar por Portugal.

Foto
Paul McCartney no Rock in Rio Lisboa em 2004 Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
01:42

Sir Paul McCartney, um dos dois restantes Beatles ainda vivos (o outro é Ringo Starr), anunciou esta segunda-feira que no final do ano dará uma série de concertos na Europa, com passagens por Paris e Madrid, e que incluem as suas primeiras actuações em nome próprio no Reino Unido (em Manchester e Londres, no caso) desde 2018 – o músico actuou durante três horas na edição de há dois anos do Festival de Glastonbury.

Tudo isto acontecerá em Dezembro, depois de, em Outubro, a tournée passar pela América do Sul. A digressão, iniciada em 2022, com 16 datas nos Estados Unidos, chama-se Got Back, em referência não só à célebre canção dos Beatles, mas também à série documental Get Back, feita a partir das filmagens do grupo em estúdio, em 1969, para o filme Let it Be, de Michael Lindsay-Hogg.

No comunicado publicado no site oficial do músico, realça-se Hey Jude e Let it be, dos Beatles, e Live and let die e Band on the run, dos Wings, como algumas das "dezenas de canções dos catálogos de Paul a solo, dos Wings e, claro, dos Beatles que formaram as bandas sonoras das nossas vidas".

Portugal fica de fora desta nova digressão. McCartney, hoje com 81 anos, estreou-se no nosso país na primeira edição do Rock in Rio, em 2004, depois de ter cancelado um concerto marcado para o Estádio de Alvalade em 1993. Foi a única que vez que actuou cá. Antes disso, nos anos 1960, McCartney passou por Portugal, onde terá escrito a letra de Yesterday e oferecido a canção Penina à banda algarvia Jotta Herre. O disco mais recente do músico, McCartney III, saiu em 2020.

Sugerir correcção
Comentar