Seis distritos sob aviso amarelo devido à chuva

Além do Porto, Viana do Castelo e Braga, que já estavam a amarelo, o IPMA emitiu num novo comunicado com avisos de precipitação para os distritos de Viseu, Vila Real e Aveiro entre as 15h e as 21h.

Foto
O IPMA prevê períodos de chuva no Norte e Centro, que poderá ser por vezes forte, em especial no Minho e Douro Litoral Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
01:33

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de três para seis os distritos que estão esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de precipitação persistente e por vezes forte.

Além do Porto, Viana do Castelo e Braga, que já estavam a amarelo, o IPMA emitiu num novo comunicado com avisos de precipitação para os distritos de Viseu, Vila Real e Aveiro entre as 15h e as 21h desta segunda-feira.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva no Norte e Centro, que poderá ser por vezes forte, em especial no Minho e Douro Litoral, a partir da tarde, vento fraco a moderado, sendo forte nas terras altas, e pequena subida da temperatura mínima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (na Guarda) e os 17 (em Faro) e as máximas entre os 19 graus (em Viana do Castelo) e os 29 (em Beja).


O estado do tempo e clima são conceitos diferentes. O tempo previsto para estes dias corresponde ao estado instantâneo da atmosfera em Portugal, definido através de variáveis meteorológicas como a temperatura, precipitação, humidade, ou velocidade do vento. Já o clima consiste nos padrões registados ao longo de vários anos. Veja aqui mais sobre como os eventos meteorológicos no dia-a-dia podem (ou não) reflectir as alterações climáticas e como estas mudanças estão a intensificar os fenómenos meteorológicos extremos.

Sugerir correcção
Comentar