Euro 2024: polícia alemã dispara contra homem armado com machado
Suspeito tinha um machado na mão e um engenho incendiário. Incidente ocorreu perto de concentração de 40 mil adeptos neerlandeses.
A polícia alemã disparou sobre um homem armado com um machado e um cocktail molotov. O incidente ocorreu na manhã deste domingo em Hamburgo, cidade em que se realiza o jogo entre a Polónia e os Países Baixos.
O homem ficou ferido na perna e está no hospital cuidados médicos, mas não corre perigo de vida. De acordo com os relatos da polícia germânica, o suspeito ameaçou agentes e outros adeptos com as armas. Antes dos disparos, a polícia tentou neutralizar o suspeito com recurso a spray pimenta, mas sem sucesso.
O incidente ocorreu perto do local de concentração de 40 mil adeptos neerlandeses, que se preparavam para deslocar em direcção ao estádio onde os Países Baixos defrontam a Polónia, a propósito do Euro 2024, e que foram afastados daquela zona pela polícia. Até ao momento, não foi feita nenhuma ligação do eventual ataque com motivações futebolísticas.
"Presumimos que seja um caso isolado e desconectado do futebol... Não identificamos nenhuma ameaça ou qualquer impacto no jogo de hoje", disse Sandra Levgruen, porta-voz da polícia de Hamburgo.
O incidente ocorreu no bairro de St Pauli, antes do jogo desta tarde entre a Polónia e a Holanda, no Volksparkstadion, em Hamburgo.
Na verdade, desde o início da competição europeia, já se registaram outros ataques. Na sexta-feira, a polícia alemã disparou contra um homem que esfaqueou três pessoas em Wolmirstedt, numa festa privada onde se encontravam pessoas para ver o jogo de abertura. Em Berlim, foi detido um outro homem depois de a polícia ter encontrado uma mochila perdida numa fan zone.
Nas imediações dos estádios, a polícia alemã tem alocado entre 800 e 1300 agentes. No entanto, os grandes desafios de segurança são as fan zones onde, por vezes, se juntam milhares de fãs.
Notícia actualizada às 10h45 de 17 de Junho para acrescentar informações sobre outros ataques.