Dez maternidades fechadas ou com limitações. “Isto não é aceitável num país europeu”

Ministra da Saúde visitou neste sábado de surpresa quatro hospitais e admitiu que pode haver erros no mapa das urgências, que a partir de agora será actualizado todos os dias.

Foto
Uma dezena de maternidades vão estar fechadas ao exterior ou com limitações nos próximos dias Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
05:24

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Até à próxima quinta-feira, uma dezena de maternidades vão estar fechadas temporariamente ao exterior ou terão constrangimentos, a crer no mapa das escalas urgências (que pode ser consultado aqui) de ginecologia/obstetrícia que foi divulgado pelo Ministério da Saúde na sexta-feira. “A situação ainda está pior do que há dois anos. Isto não é aceitável num país europeu”, critica Diogo Ayres de Campos, o obstetra que no Verão de 2022 foi encarregado pela então ministra da Saúde Marta Temido de apresentar um plano de contingência para responder à crise que já então se vivia nas urgências de ginecologia/obstetrícia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.