Há 98 autarcas de saída por limite de mandatos e 50 são do PS

Porto e Santarém são os distritos com mais presidentes de câmara que não se vão poder recandidatar nas eleições autárquicas do próximo ano.

Foto
Presidente da República conversa com autarcas num evento realizada em 2022 JOSÉ SENA GOULÃO / LUSA
Ouça este artigo
00:00
05:11

Há 98 presidentes a cumprir o terceiro mandato autárquico consecutivo e que, devido à Lei de Limitação de Mandatos locais, não poderão concorrer à liderança desse município nas eleições autárquicas previstas para Setembro/Outubro do próximo ano. O PS tem a maior fatia, com meia centena dos autarcas socialistas de saída em 2025, ao passo que o PSD tem 33 nessa condição. Se a estes 33 juntarmos os municípios de Albergaria-a-Velha e Vale de Cambra, ambos no distrito de Aveiro e que são liderados pelo CDS, a diferença entre socialistas e sociais-democratas é de 15 presidentes no limite de mandatos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários