Euro 2024: a Alemanha convidou o futebol para esbater diferenças
Para as demais selecções, este torneio é uma chamada para a glória. Para o país-anfitrião, é mais do que isso: num clima de tensão social e desconfiança, a Alemanha quer arrebatar os mais cépticos.
Se a transição de um Campeonato da Europa de futebol para outro fosse uma estafeta, Munique vestiria este ano a pele de testemunho. A capital da Baviera é a única cidade resistente do Euro itinerante de 2021 e a rampa de lançamento para a versão 2024 de um torneio que regressa ao formato original. Durante um mês, a Alemanha será o centro da romaria do futebol de selecções, mesmo que boa parte do país encare a empreitada com desconfiança ou indiferença. Contra a vontade de uns e para gáudio de outros, a partir das 20h (RTP), a bola começa a rolar e há duas dúzias de sonhos que rolam com ela. Uns mais verosímeis que outros.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.