Fernando Santos é o novo seleccionador de futebol do Azerbaijão

O ex-treinador da selecção portuguesa vai para o Azerbaijão. Depois de uma breve paragem no Besiktas, Fernando Santos voltou às selecções nacionais.

Foto
Fernando Santos é o novo seleccionador do Azerbaijão RODRIGO ANTUNES / LUSA
Ouça este artigo
00:00
01:42

O treinador português Fernando Santos é o novo seleccionador de futebol do Azerbaijão, informou, esta quarta-feira, a Federação daquele país, indicando que a ligação será extensa, com o objectivo de lutar pela qualificação para o Euro 2028.

"Foi decidido nomear Fernando Santos como treinador principal da selecção do Azerbaijão, tendo em conta a sua rica experiência como um dos mais conhecidos especialistas do futebol mundial, os seus sucessos ao longo da sua carreira profissional, incluindo o campeonato europeu com a selecção portuguesa", indicou a Federação do Azerbaijão (AFFA) em comunicado na sua página oficial.

Na mesma nota, o organismo acrescenta que a ligação com o treinador português, que terá funções também alargadas à formação e ao desenvolvimento do futebol no país, não será de curta duração, num projecto que se quer ambicioso.

"Tendo em conta que o processo não será de curta duração e que abrangerá um determinado período, foi traçado ao treinador português o objectivo de formar uma equipa competitiva para uma campanha de sucesso na fase de qualificação do Euro 2028", justificou a AFFA.

O português, com clubes no portfólio como o Benfica, FC Porto e Sporting, foi seleccionador da Grécia. Em 2014, foi apresentado como novo treinador da selecção portuguesa.

Apesar de ter levado a selecção lusa à vitória do Euro 2016, abandonou o cargo em 2022. Durante cinco meses, em 2023, treinou a Polónia. Porém, os fracos resultados levaram ao seu despedimento.

A 7 de Janeiro de 2024, foi anunciado como novo treinador do Besiktas, equipa turca, mas depois de cinco jogos sem vencer, foi despedido em Abril.