Só a digitalização bateu a eficiência alemã na manutenção de comboios

Ainda antes de os comboios chegarem à oficina, a Siemens diz que já consegue prever e detectar avarias com uma eficácia de 99%, evitando paragens prolongadas para reparação.

rede-ferroviaria,economia,egipto,alemanha,europa,transportes,
Fotogaleria
A ida à oficina para lavagem a cada dez dias é uma oportunidade de ouro para fazer um scan digital de todos os componentes e voltar a identificar defeitos Siemens
rede-ferroviaria,economia,egipto,alemanha,europa,transportes,
Fotogaleria
Na fábrica não há papel, os funcionários recebem as ordens de trabalho pelos tablets e smartphones Siemens
Ouça este artigo
00:00
07:04

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

É uma coisa que não se vê muitas vezes: uma oficina de manutenção de comboios impecavelmente limpa e bem cheirosa. A Siemens apresenta em Dortmund, Alemanha, aquilo a que chamou “oficina digital”. Impressiona pelo tamanho pequeno, mas que só se compreende pela eficiência. O armazém de peças não chega a meio corredor de uma loja sueca de móveis. Se for preciso peças para reparar os comboios, elas chegam em menos de 24 horas ou então são fabricadas numa impressora 3D da própria oficina.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.