Ministra da Saúde já teve alta hospitalar

O motorista e a assessora tinham tido alta umas horas mais cedo do que Ana Paula Martins, que apresentava traumatismos nos braços e pernas.

Foto
A ministra da Saúde encontra-se estável depois de um acidente rodoviário Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
02:09

A ministra da Saúde teve alta hospitalar na tarde deste sábado, depois de ter estado em observação e de ter realizado alguns exames na sequência de um despiste que sofreu na sexta-feira, informou a Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental.

A ministra da Saúde "apresentava um quadro de traumatismo ao nível dos membros superior e inferior, o que condicionou um período mais prolongado de observação em contexto hospitalar", adiantou a mesma fonte à Lusa.

O médico João Furtado confirmou que a ministra Ana Paula Martins e dois elementos da sua equipa, o motorista e a assessora, deram entrada no serviço de urgência do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, perto das 20h30, na sexta-feira, na sequência de um acidente de viação.

"Estavam hemodinamicamente estáveis, apresentavam algumas escoriações e algumas feridas, mas são feridas ligeiras e ficaram em observação", adiantou o director da urgência. Segundo João Furtado, os exames de avaliação revelaram pequenas alterações, fracturas e outro tipo de "traumatismos menores e, por bem, e dentro do que é recomendado ficarão em observação pelo menos cerca de 12 horas".

O motorista e uma assessora da ministra tinham já tido alta.

A governante sofreu um acidente rodoviário na sexta-feira, cerca das 19 horas, quando regressava de uma viagem a Coimbra, confirmou à Lusa fonte oficial.

Segundo a fonte do gabinete da ministra da Saúde, a governante regressava de uma cerimónia de assinatura de contratos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) relativos à construção e requalificação de centros de saúde em Coimbra quando ocorreu o acidente.

O acidente ocorreu na A10, perto do Sobral de Monte Agraço, distrito de Lisboa, e não envolveu mais nenhuma viatura. O despiste ocorreu provavelmente devido à chuva, indicou a fonte oficial. A viatura não capotou, ficou apenas danificada na dianteira.

Sabe-se agora que a ministra Ana Paula Martins acabou por ser transportada para o hospital no carro que seguia atrás, onde ia a secretária de Estado da Gestão e da Saúde, Cristina Vaz Tomé. Não foram chamados meios de socorro para o local.

Notícia actualizada às 17h30 deste sábado com mais informações sobre o estado clínico da ministra e sobre o seu motorista e a assessora.