Infecções respiratórias custam às famílias mais de 500 euros nos primeiros dois anos da criança

Estudo mediu impacto financeiro das infecções respiratórias nas crianças. O absentismo laboral de cada família representa um custo médio para a sociedade de 2444 euros.

Foto
Portugal vai passar a vacinar todas as crianças na sua primeira época sazonal de infecção contra o vírus sincicial respiratório Daniel Rocha (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
07:07

As infecções respiratórias nas crianças têm impacto nas famílias a diferentes níveis: digam eles respeito à própria saúde e bem-estar dos menores, ou ao nível económico, laboral e também psicológico dos seus cuidadores. Um estudo do think tank ​Inspirar à Mudança, a que o PÚBLICO teve acesso e integrado pelo especialista em economia da saúde Eduardo Costa, concluiu que cada família gasta 596 euros, em média, considerando que cada criança tem quatro episódios de infecção respiratória até aos dois anos de idade. E cada família representa um custo médio para a sociedade associado ao absentismo laboral de 2444 euros.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.