Uns estão sozinhos; outros, “com Deus”: viver isolado na velhice é ter “um nó no coração”

Nas grandes cidades, a solidão dos idosos também se faz sentir. Há quem tenha companhia de voluntários, há quem já não consiga conviver. Mas o que é “triste” é “fechar a porta e estar sozinho”.

solidao,isolamento,idosos,envelhecimento,sociedade,voluntariado,
Fotogaleria
A velhice faz perder a capacidade em repor pessoas significativas Paulo Pimenta
dro Daniel Rocha - 23 Abril 2024 - PORTUGAL, Lisboa  	
Idosa isolada e associação de companhia
Fotogaleria
A solidão não é um estado físico, mas sim um sentimento Daniel Rocha
dro Daniel Rocha - 23 Abril 2024 - PORTUGAL, Lisboa  	
Idosa isolada e associação de companhia
Fotogaleria
Por vezes, é a religião que acompanha os mais velhos Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
13:50

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Uma fachada cinzenta na Rua de Latino Coelho, no Porto, esconde um corredor exterior que só se alcança ao subir ao 1.º andar. Há roupa estendida, e uma toalha laranja que tapa a porta de entrada de Mariazinhado Sameiro, que está no quarto, álbum de fotografias aberto, a contar histórias. À porta, Diogo e Daniela, jovens sorridentes, usam T-shirts que os assinalam como voluntários. Acenam: É aqui. É mais difícil encontrar a Casa da Mãe Clara, onde à porta não há número nem voluntários a acenar. Estão todos demasiado ocupados, a cozinhar, a servir refeições ou a pôr à boca umas garfadas de massa com carne: Entre, entre. Mas é preciso ir até Lisboa para encontrar a Rua João do Outeiro. É lá que espreita, à janela do primeiro andar, Vicência Bugalho. Não indica a porta, não diz para entrar: quem quiser pode subir, sempre foi assim. Lá em cima, abre a janela de par em par: a vida pode ser triste, mas a vista é uma maravilha.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários