Perigo máximo de incêndio em 28 concelhos de sete distritos
Todos os distritos de Portugal continental e as ilhas da Madeira e S. Miguel, nos Açores, estão em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).
Há 28 concelhos dos distritos de Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Guarda, Bragança e Faro que apresentam esta sexta-feira um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
No início da semana, o IPMA já tinha advertido para a possibilidade de um aumento do perigo de incêndio rural.
Em perigo máximo estão os concelhos Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Vimioso e Miranda do Douro (Bragança), Loulé, São Brás de Alportel, Tavira (Faro), Gavião, Nisa (Portalegre) e Mação, Sardoal (Santarém).
Estão igualmente em perigo máximo de incêndio rural os concelhos de Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Castelo Branco, Fundão, Penamacor, Covilhã, Belmonte (Castelo Branco), Sabugal, Gouveia, Fornos de Algodres (Guarda), Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo e Tabuaço (Viseu).
O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental (18) em perigo muito elevado e elevado de incêndio rural.
De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até segunda-feira.
Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Por causa do tempo quente, o IPMA colocou os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Beja, Santarém e Portalegre sob aviso amarelo até às 18h desta sexta-feira.
Todos os distritos de Portugal continental e as ilhas da Madeira e S. Miguel, nos Açores, estão em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o IPMA.
O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente céu geralmente limpo, vento do quadrante leste, por vezes forte nas terras altas, e subida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro.
Segundo o Instituto, as temperaturas máximas vão variar esta sexta-feira entre os 29°C, em Vila Real, Aveiro e Porto, e os 38°C, em Évora e Santarém, enquanto as mínimas vão oscilar entre os 10 graus Celsius, em Bragança, e os 21 graus, em Castelo Branco.
Para sábado estão previstas temperaturas mínimas entre os 9°C, em Bragança, e os 23°C, em Lisboa, e máximas entre os 28°C, em Vila Real e Aveiro, e os 36°C, em Santarém.
O estado do tempo e clima são conceitos diferentes. O tempo previsto para estes dias corresponde ao estado instantâneo da atmosfera em Portugal, definido através de variáveis meteorológicas como a temperatura, precipitação, humidade, ou velocidade do vento. Já o clima consiste nos padrões registados ao longo de vários anos. Veja aqui mais sobre como os eventos meteorológicos no dia-a-dia podem (ou não) reflectir as alterações climáticas e como estas mudanças estão a intensificar os fenómenos meteorológicos extremos.