Europeu sub-17: Portugal vence Polónia e garante acesso à meia-final
Golos de Eduardo Felicíssimo e Rodrigo Mora abrem caminho a duelo com a Sérvia, segunda classificada do Grupo A... que eliminou a Áustria nos quartos-de-final.
Portugal venceu esta quinta-feira a Polónia, por 2-1, e defrontará, no domingo, a Sérvia nas meias-finais da fase final do Campeonato da Europa de sub-17, que decorre em Chipre.
Portugal entrou praticamente a ganhar, com um golo de Eduardo Felicíssimo, aos cinco minutos, construindo sucessivas ocasiões para dilatar a vantagem e resolver a eliminatória.
Mas, uma confrangedora ineficácia e um par de intervenções providenciais do guarda-redes polaco sabotaram os planos da formação lusa.
Apostando nas transições, a explorar alguns erros defensivos de Portugal, a Polónia impôs a máxima de que quem não marca, sofre... igualando o encontro pelo inspiradíssimo Izunwanne (34'), na sequência de um lançamento lateral.
A imperícia de Gabriel Silva, Geovany Quenda e Rodrigo Mora, o poste e o guarda-redes polaco mantiveram o resultado inalterado ao intervalo, que chegou dois minutos depois de o seleccionador português ter sido forçado a substituir o central Rafael Mota, lesionado.
Na segunda parte, Portugal surgiu determinado a resolver o jogo e, depois de um penálti "perdoado" aos polacos, por "placagem" a Geovany Quenda, Rodrigo Mora (59') deu nova vantagem num lance ganho a meio-campo, com Geovany Quenda a receber na direita para obrigar o guarda-redes a defesa incompleta, que Mora capitalizou, marcando com o peito.
Portugal continuou a justificar novo golo, mas os índices de eficácia continuavam nos mínimos, dando à Polónia o ensejo para explorar a ansiedade crescente, alimentando a dúvida até final, com alguns momentos críticos junto da baliza de Diogo Ferreira.