Nunca houve um Marreta como Jim Henson
Um novo documentário na Disney+ conta a história do criador do sapo Cocas, do Egas, do Becas e de outros Marretas. Um criativo que procurou sempre ser boa pessoa, na visão do realizador Ron Howard.
O que é ser “uma boa pessoa”? Qualquer que seja a definição que quisermos dar à expressão, é mais ou menos unânime que Jim Henson (1936-1990) seria um dos seus exemplos possíveis. O homem que deu um novo alento à arte da marioneta, a voz e a alma do sapo Cocas e do cão Rowlf, o criador dos imortais Marretas, mas também dos bonecos da Rua Sésamo e dos Fraggles é recordado com apreço e emoção por todos aqueles que cruzaram o seu caminho. E, por uma vez, essa emoção não se sente “construída” pelas técnicas do documentário hagiográfico à americana: em Jim Henson – O Homem das Ideias, que se estreia esta sexta-feira na plataforma Disney+, percebe-se que é genuína, que vem da sensação de se terem partilhado décadas de vida com uma pessoa que se esforçou sempre, realmente, por tornar o mundo melhor.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.