Há cinco bolsas de 20 mil euros cada para financiar filmes desenvolvidos no Porto. A quinta edição do Filmaporto vai atribuir o apoio a “propostas de cinema de ficção, documentário ou animação, séries, cinema experimental e ensaio”, lê-se em comunicado.
À semelhança dos anos anteriores, há duas modalidades de apoio: a bolsa Neves, que deverá ser atribuída a “artistas e cineastas residentes no município do Porto e entidades produtoras com sede nos concelhos do Porto, Matosinhos ou Vila Nova de Gaia, em conjunto com artistas e cineastas residentes no concelho do Porto”. Há três bolsas destas.
A bolsa Pascaud, a segunda modalidade, é destinada a “artistas e realizadores residentes fora do município do Porto e entidades promotoras com sede nos concelhos do Porto, Matosinhos ou Vila Nova de Gaia em conjunto com artistas e cineastas fora do município do Porto”. Há duas bolsas desta modalidade.
As candidaturas decorrem até às 18 horas de 21 de Junho. Devem incluir, entre outras informações, como a identificação dos candidatos, uma descrição do projecto, “com referência a aspectos temáticos, narrativos, técnicos e artísticos”, apresentando também “imagens ou referências teóricas” que possam ser pertinentes. Deve também ser apresentado um orçamento detalhado e indicação da data de início e fim da produção do projecto proposto.
O regulamento pode ser consultado na íntegra aqui.
O painel de júris é composto pelo produtor de cinema Luís Urbano, a cineasta Melanie Pereira e a cineasta e artista visual Tomás Paula Marques.