Em campanha, Rishi Sunak promete repor serviço militar obrigatório

Partido Conservador britânico procura usar a aposta na defesa nacional para se distanciar dos trabalhistas, que continuam à frente nas sondagens.

Foto
Rishi Sunak numa acção de campanha esta semana Henry Nicholls / VIA REUTERS
Ouça este artigo
00:00
02:02

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, prometeu neste sábado, 25 de Maio, repor o serviço militar obrigatório no Reino Unido, na primeira grande aposta anunciada para as próximas eleições legislativas, a 4 de Julho.

O Partido Conservador, ainda no Governo, propõe que os jovens de 18 anos possam escolher entre o serviço militar obrigatório, a ser cumprido durante 12 meses nas Forças Armadas, ou trabalho voluntário em prol das suas comunidades, um fim-de-semana por mês (25 dias por ano). Caso consigam a reeleição, apontam Setembro de 2025 para a entrada em vigor das novas regras.

"Este é um grande país, mas as gerações mais novas não tiveram as oportunidades e experiências que merecem e há forças que tentam dividir a nossa sociedade num mundo cada vez mais incerto", afirmou Rishi Sunak, antes de exaltar a importância da união em torno de um objectivo nacional.

"Tenho um plano definido para resolver esta situação e garantir o nosso futuro. Vou implementar um novo modelo de Serviço Nacional, para criar um sentimento comum de propósito entre os nossos jovens e um orgulho renovado no nosso país", argumentou. Esta medida, disse ainda, ajudará os jovens a adquirir "competências para o mundo real, fazer coisas novas e contribuir para a sua comunidade e o nosso país".

Aos maus resultados do Partido Conservador nas últimas eleições suplementares e locais, têm-se somado sucessivas sondagens negativas, que apontam para uma vitória do Partido Trabalhista em Julho.

Os tories procuram agora jogar com o tema da defesa nacional para se destacarem face aos adversários políticos, insistindo na protecção do Reino Unido num contexto internacional de "incerteza" e "insegurança".

"Nós tomamos decisões ousadas para proteger o nosso país. Eles não fazem nada. As consequências da incerteza são claras. A ausência de um plano significa um mundo mais perigoso. Vocês, as vossas famílias e o nosso país, todos estão em risco se os trabalhistas ganharem", escreveu Rishi Sunak na rede social X neste sábado, dirigindo-se aos eleitores britânicos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários