Na Malbusca, a promessa espacial dos Açores começa, finalmente, a ganhar forma
Empresa já alugou terrenos em Malbusca, na ilha de Santa Maria, para criar o seu centro de lançamentos. Os lançamentos suborbitais poderão ocorrer, finalmente, no final deste ano – mas sem promessas.
O Sul da ilha de Santa Maria, nos Açores, revela um local há muito mitificado pela promessa do espaço. Os terrenos verdejantes povoados apenas pelas vacas que por lá pastam só são perturbados por carrinhas que, esporadicamente, percorrem os caminhos apertados de acesso às terras. O oceano Atlântico envolve todo este pequeno território: a Malbusca, na freguesia de Santo Espírito. Há praticamente uma década que esta terra é conhecida por mais do que os seus prados cinematográficos: é aqui que, por fim, começará a ganhar forma o porto espacial português – ou, pelo menos, uma versão dele.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.