Governo britânico pede desculpa e vai compensar vítimas de escândalo com sangue contaminado

Três mil pessoas morreram e 30 mil foram infectadas entre as décadas de 1970 e 1990 e o escândalo foi abafado por sucessivos governos. Sunak promete pagar indemnizações de 210 mil libras em 90 dias.

Foto
Vigília de homenagem às vítimas do escândalo do sangue contaminado em frente ao Parlamento britânico no domingo, véspera da divulgação do relatório sobre o caso Hollie Adams / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
06:27

Um dia depois de um relatório independente ter concluído que sucessivos governos britânicos encobriram um escândalo relacionado com sangue contaminado que fez cerca de 3000 mortos e que afectou quase 30 mil pessoas entre as décadas de 1970 e de 1990 no Reino Unido, o executivo do Rishi Sunak anunciou nesta terça-feira um plano de compensação financeira das vítimas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar