Ita O’Brien: “Uma cena íntima é como uma dança corporal, tal como uma luta”

Quando ainda não se falava sobre coordenação de intimidade no cinema, ela estava na linha da frente. Ita O’Brien, responsável pelas cenas íntimas de Normal People, explica o que faz.

Foto
Ita O'Brian criou um guia de boas práticas em 2014, quando as questões de intimidade na ficção cinematográfica ainda não estavam na ordem do dia Nick Dawkes
Ouça este artigo
00:00
06:13

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Houve um dia em que Ita O’Brien chegou ao set de gravações de uma megaprodução de um filme e ouviu: “Estás aqui pela rapariga, não é?” Consternada, a coordenadora de intimidade respondeu: “Dirias ao teu coordenador de stunt ‘estás aqui pelo bom da fita?’. Sabes que seria ridículo não te preocupares com a pessoa que vai fazer de vilão.” Não é que ache que a relação entre actrizes e actores que contracenam num momento de intimidade é proporcional à de uma vítima e de um vilão. Fez a comparação para que o produtor que a interpelou percebesse que é um trabalho relacionado com todas as pessoas que estão implicadas no guião.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.