Governo preocupado com Verão pede escalas de urgências e autoriza a pagar mais a prestadores de serviço

Muitos médicos que fazem urgências já atingiram o limite máximo legal de horas extraordinárias por ano. Governo autorizou que se aumente o valor a pagar por hora em 40% nas prestações de serviço.

Foto
No Algarve e em Lisboa e Vale do Tejo, a falta de médicos no Verão, altura em que a população cresce consideravelmente, é uma preocupação Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
06:24

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Ministério da Saúde e a task force que está a preparar o plano do Verão pediram a todas as unidades de saúde as escalas das urgências pelo menos até ao final de Setembro para antecipar eventuais problemas de falta de médicos. Por esta altura, muitos dos clínicos que fazem urgências já atingiram, ou estão próximos de o fazer, o limite máximo legal de horas extraordinárias por ano. Em muitos hospitais, as prestações de serviço são uma solução para assegurar escalas e o Governo autorizou que se aumente o valor a pagar por hora em 40%.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.