Fotogaleria
Fátima: 250 mil pessoas celebram os 107 anos das aparições
As cerimónias começaram este domingo às 21h30 e terminam esta segunda-feira, 13 de Maio, com a tradicional procissão do Adeus. Santuário de Fátima estima que 250 mil peregrinos participem nas celebrações.
Milhares de peregrinos vão participar esta segunda-feira, a partir das 10h, no Santuário de Fátima, à missa final da peregrinação de Maio à Cova da Iria, presidida pelo cardeal espanhol Juan José Omella, arcebispo de Barcelona.
Omella, na noite de domingo, nas cerimónias de abertura da peregrinação, exortou os católicos a não terem medo de recorrer à Virgem Maria, entregando-lhe todos os pedidos e orações.
Perante cerca de 250 mil peregrinos — número divulgado pelo Santuário de Fátima —, entre os quais o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o cardeal espanhol aconselhou os fiéis a, perante a Virgem, pedirem "pela paz do mundo e pela conversão dos pecadores".
Para esta peregrinação, o santuário recebeu a informação da presença de 186 grupos de peregrinos, 92 dos quais portugueses, estando ainda registados fiéis de 32 países estrangeiros.
Os peregrinos começaram a chegar ao santuário de Fátima na manhã de domingo, vindos de vários pontos do país. A peregrinação segue o tema do ano no santuário de Fátima, "Chamados ao Encontro", que, segundo o reitor do templo mariano, padre Carlos Cabecinhas, apela para um ano de oração em preparação para o Jubileu de 2025.
Crentes de todo o mundo encontraram-se na Cova da Iria para assinalar os 107 anos da aparição da Virgem Maria aos três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco.
As cerimónias começaram às 21h30 de domingo, com a recitação do rosário e a procissão das velas, seguidas da celebração da Palavra, no altar do recinto, presidida pelo cardeal Juan José Omella.
Segue-se uma noite de vigília de oração, que antecede a procissão eucarística das 7h de segunda-feira, seguida de recitação do rosário e missa internacional, que tem início às 10h, terminando com a tradicional procissão do Adeus.
Texto actualizado às 8h05 de 13 de Maio