PSP detectou mais de 400 infracções de TVDE ou táxis falsos no Aeroporto de Lisboa em 2024

Segundo o comando de Lisboa, o fenómeno consiste em aliciar clientes para transporte a preços mais baixos. Condutores alegam estar credenciados para realizar transporte, embora não estejam.

Foto
Mais de 400 infracções aconteceram só em quatro meses Manuel Roberto
Ouça este artigo
00:00
01:54

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A PSP anunciou este sábado a apreensão de 2808 euros a um homem que se fazia passar por transportador de passageiros no Aeroporto de Lisboa, onde este ano já registou mais de 400 contra-ordenações de falsos motoristas TVDE e taxistas.

Num comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP destacou que este fenómeno, que existe um pouco por todos os aeroportos europeus, consiste em aliciar potenciais clientes para transporte a preços mais baixos, por suspeitos que se dizem profissionais legalmente habilitados para realizarem o transporte, dentro da plataforma TVDE ou do serviço táxi, embora na realidade não estejam devidamente credenciados para o efeito.

No âmbito do combate a esta actividade ilegal, na quinta-feira foram apreendidos 2808 euros por actividade comercial não autorizada a um homem com 41 anos quando angariava passageiros no Aeroporto Humberto Delgado.

A polícia indicou que só nos primeiros quatro meses deste ano já foram registadas mais de 400 destas infracções no Aeroporto de Lisboa. "No que diz respeito às contra-ordenações, em 2023, só no Aeroporto Humberto Delgado, foram noticiadas e encaminhadas para a entidade competente quase mil infracções cujo valor das coimas ascende ao milhão de euros", acrescentou.

A PSP afirmou ainda que, além das contra-ordenações, no âmbito destas operações tem também detectado fenómenos criminais associados a esta actividade, que levaram a detenções e/ou à constituição de arguidos e à apreensão de "várias viaturas e elevadas quantias monetárias".

"Em algumas situações, no destino, [os passageiros] são confrontados com valores completamente diferentes dos acordados, sendo vítimas de burla ou de extorsão, práticas que constituem crime", sublinhou a polícia.

A PSP realçou ainda que a tomada de táxis no Aeroporto Humberto Delgado se faz exclusivamente na praça das chegadas e a tomada de TVDE no parque próprio e sempre através de plataforma (em ambos os casos, nunca na aerogare).