Há dez mil euros para mulheres na indústria agro-alimentar
As candidaturas ao programa de mentoria da EIT Food, destinadas a mulheres empreendedoras na área da indústria agro-alimentar, estão abertas até 24 de maio. A participação é gratuita.
Se és mulher e tens uma ideia ou uma empresa da indústria agro-alimentar, o programa de mentoria da EIT Food, “Empowering Women in Agrifood” (conhecido pela sigla EWA), é para ti. As candidaturas estão abertas até ao dia 24 de Maio. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.
O programa EWA é dirigido às mulheres que têm uma ideia de negócio ou uma start-up em fase inicial (com menos de dois anos) na área agro-alimentar. Nesta 5.ª edição, a EIT Food vai oferecer 20 horas de mentoria personalizada — em áreas como desenvolvimento de negócios sustentáveis, entrada no mercado ou expansão internacional — às empreendedoras que apresentarem as suas ideias. As participantes poderão ainda ganhar prémios com valores entre os cinco e os dez mil euros por país, destinados aos projectos mais inovadores.
O programa vai decorrer entre Junho e Novembro e serão seleccionadas até dez mulheres por cada país participante.
“A criatividade e o potencial empresarial das mulheres são uma fonte de crescimento económico subexplorada”, afirma Catarina Miguel Martins, directora da Drive Impact, parceira do programa, citada em comunicado. “O EWA não é apenas um programa de financiamento, é um programa de mudança. Queremos inverter a representação das mulheres no tecido empresarial agro-alimentar”, acrescenta.
O programa vai decorrer em simultâneo em 11 países — para além de Portugal, participarão a Bulgária, Croácia, República Checa, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Itália, Espanha e Turquia.
Texto editado por Inês Chaíça