BE quer gabinetes jurídicos em aeroportos para apoiar estrangeiros antes de recusa de entrada

O Bloco de Esquerda apresenta projecto de lei para criar apoio jurídico antes da recusa. IGAI diz que “é muito claro o empenho da PSP em cumprir a recomendação” feita em Março no mesmo sentido.

Foto
\t Migrantes retidos no aeroporto de Lisboa sem condições adequadas à espera de resposta de asilo. UOSACF, Unidade Organica Serviço Aeroportuaria de Controlo de Fronteira. Exteriror das instalações da zona internacional dos requerentes de asilo.Lisboa, 20 de dezembro de 2023. José Fernandes
Ouça este artigo
00:00
02:21

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Depois de a Ordem dos Advogados e a Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) terem defendido que a PSP deveria permitir a assistência jurídica a estrangeiros retidos no aeroporto logo quando estes são barrados na fronteira – e antes da decisão de recusa de entrada em Portugal –, desta vez é o Bloco de Esquerda a apresentar um projecto de lei nesse sentido.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.