Canções que ajudaram a fazer Abril: do Exílio de Luís Cília à Grândola de José Afonso

Luís Cília, Manuel Freire, Sérgio Godinho, Fernando Tordo, Paulo de Carvalho e Francisco Fanhais falam de seis canções que, em dez anos, ajudaram a fazer Abril.

Foto
José Mário Branco com Francisco Fanhais e José Afonso no Château d’Hérouville, em França, onde foi gravado o disco Cantigas do Maio, 1971 PATRICK ULLMANN /CORTESIA OBSERVATÓRIO CANÇÃO DE PROTESTO
Ouça este artigo
00:00
14:27

Se as canções não mudam o mundo, a verdade é que ajudam à mudança. No caso do 25 de Abril de 1974, não é preciso pensar muito para citar dezenas de títulos que foram, ao longo de anos, cimentando uma cultura de contestação e resistência que ajudou a minar os alicerces da ditadura até ao seu derrube pelo Movimento dos Capitães. Do Acordai! de Lopes-Graça aos Vampiros de José Afonso, do Portugal resiste de Luís Cília ao Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades de José Mário Branco, da Trova do vento que passa de Adriano Correia de Oliveira à Arte poética de José Jorge Letria, da Desfolhada de Simone ao Abandono de Amália, exemplos não faltam, quase sempre com a ajuda de poetas (Camões, Manuel Alegre, Ary dos Santos, José Gomes Ferreira, David Mourão-Ferreira, Hélia Correia e tantos outros).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.