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A Netflix domina — o espectador
Uma bússola para navegar o mundo do streaming. Joana Amaral Cardoso mostra-lhe o que há para ver.
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Portanto, quinta-feira à noite a Netflix confirmou a sua popularidade e eficiência no universo streaming com 269,6 milhões de subscritores, mais 9,3 milhões do que no fim de 2023, e mais receitas. Houve anúncios de estreias (sem datas concretas) aguardadas, como Squid Game, e algumas questões sobre como vai dar só algumas vezes alguns números sobre quantos subscritores tem. Mas nas entrelinhas da apresentação de resultados aos seus investidores, há outras coisas que interessam aos espectadores.
Veja-se o anúncio, horas antes, de que a 5.ª temporada de The Witcher, série original Netflix, vai ser a última. Ou, recuando até Janeiro, a constatação de que em 2023 a plataforma estreou menos 130 programas originais do que no ano anterior. As duas greves, de argumentistas e actores, não ajudaram. Mas entretanto tem O Sexo e a Cidade e outras séries e filmes populares de outros estúdios/plataformas, portanto a carteira continua bem recheada e a ideia de que só ter Netflix bastará algures no futuro reforça-se cada vez mais. Mas a ideia é fazer menos e diversificar mais.
Rodando o telescópio das séries para o cinema (e sim, há boas séries para ver na Netflix agora, como Baby Reindeer e, ainda em lista de espera, o potencial que tem Ripley, por exemplo), há mais pistas sobre o que será o serviço nos próximos tempos. O novo responsável pelo cinema é Dan Lin, sentado na sua cadeira desde dia 1 deste mês. Segundo o New York Times, começou logo em força, despedindo 15 pessoas de um departamento de 150 e reorganizou o escritório, que antes estava dividido por orçamento dos filmes e agora está compartimentado por género de filme.
A sua ideia, indica o New York Times citando fontes próximas das mudanças, é mesmo fazer filmes melhores e mais variados, abandonando os filmes de acção de grande orçamento que se conotam com as salas de cinema e pagar de forma diferente aos seus criativos (longe vão os tempos dos contratos milionários com autores ou actores). "Por outras palavras, a era da austeridade da Netflix está bem encaminhada", avisa o diário norte-americano. Melhores filmes, mas também mais baratos e, sobretudo, menos - em frequência e, por conseguinte, em quantidade.
O facto de estarmos numa nova fase em que a Disney ou a Warner vendem direitos de exibição alegremente à sua concorrente como forma de obter receitas fáceis ajuda. Não será o caminho principal, porque quer manter a sua marca forte. E também, como disse o seu co-CEO Ted Sarandos na conversa com os analistas que sucedeu à apresentação de resultados, "o orçamento é o orçamento". "Sempre fomos disciplinados na forma como investimos em conteúdos", e adquirir direitos de séries de terceiros será um jogo dos dardos. Só aquelas que acharem que vão dar-lhe mais pontos, ou em linguagem empresarial, aquelas "que "vão impulsionar o negócio" serão escolhidas.
O líder falou.
PS: Os camaradas do podcast Fora de Série, da Antena 1, tiveram a gentileza de receber os palpites da autora do Próximo Episódio no seu estúdio. O episódio está acabadinho de sair e tem Ripley, X-Men 97 e Felicity (o humilde contributo da convidada).
O que é que anda a ver?
Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa
"O que quero ver é a série Fallout, deve ser uma coisa extraordinária. Tenho tido muito pouco tempo mas a última que vi e a que achei muita piada foi o Ted Lasso. Comecei a ver (mas interrompi por falta de tempo) Os Eleitos, da Opto."
Netflix
Sexta-feira, 19 de Abril
Rebel Moon — Parte 2: A Scargiver — Como o próprio nome indica, é já a segunda parte da "homenagem" de Zack Snyder a Star Wars e outras histórias típicas da "hero’s journey" de Joseph Campbell. Kora e companhia lutam ao lado dos Velt ao mesmo tempo que se revelam elementos do seu passado.
Segunda-feira, 22 de Abril
Fern Brady: Autistic Bikini Queen — Espectáculo de comédia.
Terça-feira, 23 de Abril
Salteadores — Série italiana passada no século XIX em que uma mulher foge de uma vida marital difícil e acaba como líder de um grupo de fora-da-lei.
Quinta-feira, 25 de Abril
Dead Boy Detectives — No dia da revolução, estreia-se uma série de oito episódios que faz parte do "universo Sandman" de Neil Gaiman, o que já é dos melhores cartões de visita que se pode ter. Edwin Payne (George Rexstrew) e Charles Rowland (Jayden Revri) são os líderes da Agência de Detectives Mortos, que resolvem problemas com fantasmas, demónios, bruxas e até se confrontam com o Inferno e a própria Morte. Com eles está uma vidente, Crystal (Kassius Nelson), e a sua amiga Niko (Yuyu Kitamura).
City Hunter — Filme de acção real que adapta a manga homónima sobre um mercenário passada em Shinjuku (bairro de Tóquio) e na actualidade. Ryo Saeba é calmo e composto e até divertido, mas também impiedoso quando tem de ser. Misato Morita é a heroína Kaori Makimura
HBO Max
Sábado, 20 de Abril
Capitães de Abril — Filme de Maria de Medeiros sobre a revolução dos cravos que mostra Salgueiro Maia, o grupo de toma o Rádio Clube Português. Os presos políticos, as chaimites, a rendição de Marcelo Caetano, a festa nas ruas.
Domingo, 21 de Abril
Sierra Madre: Prohibido Pasar — Série sobre as elites de Monterrey e Nuevo León. Aparências no paraíso, estilos de vida únicos, e muitas trapaças e conluios nada paradisíacos.
Segunda-feira, 22 de Abril
The Jinx: Part Two — Naturalmente, a continuação da série sobre os crimes do herdeiro do imobiliário nova-iorquino Robert Durst. São seis episódios em que se continua a escavar e a descobrir testemunhas e material inédito.
Quinta-feira, 25 de Abril
Capitão Falcão — O filme de super-heróis portugueses dos anos 1960, mas em versão patriota e leal ao máximo a António de Oliveira Salazar. É um dia peculiar para a sua estreia, mas como o filme é uma sátira e os movimentos contra o Estado Novo despontam, Capitão Falcão e o seu companheiro Puto Perdiz vão lutar pela ditadura. Gonçalo Waddington e David Chan Cordeiro num filme de João Leitão de 2015.
O Ano da Morte de Ricardo Reis — Filme de João Botelho sobre um dos heterónimos de Fernando Pessoa a partir do romance homónimo (1984) de José Saramago. Ricardo Reis volta a Portugal depois de 16 anos de exílio no Brasil e em 1936, com o fascismo à espreita em toda a Europa. Aqui, Fernando Pessoa, o criador, encontra Ricardo Reis, a sua criação. Duas mulheres são as suas paixões impossíveis.
Amazon Prime Video
Sexta-feira, 19 de Abril
Golda — Helen Mirren é o que precisa de saber sobre este filme, que é uma espécie de retrato de um dia chave na vida de Israel numa espécie de meses catastróficos na vida de Israel na contemporaneidade. A primeira-ministra israelita Golda Meir chefiou o país na Guerra do Yom Kippur, sob ameaça do Egipto e da Síria.
Terça-feira, 23 de Abril
Amadeo — Filme de Vicente Alves do Ó sobre os 30 anos de vida do artista Amadeo de Souza-Cardoso, de Amarante para o mundo — o modernistas português é interpretado por Rafael Morais.
Quarta-feira, 24 de Abril
O Rei Perdido — Stephen Frears lança-se à história de um dos mais controversos monarcas britânicos. Aqui, a historiadora amadora Philippa Langley (Sally Hawkins) desafia a academia para encontrar os restos mortais de Ricardo III, perdidos durante mais de 500 anos.
X —Em 1979, um grupo de jovens decide fazer um filme para adultos na zona rural do Texas. Os seus anfitriões, idosos e fanáticos, descobrem e obrigam-nos a lutar pelas suas vidas.
Quinta-feira, 25 de Abril
Them: The Scare — Uma detective de Los Angeles tem em mãos o caso de um homicídio de uma mulher que acolhia crianças órfãs.
Globoplay
Segunda-feira, 22 de Abril
O Dono do Lar — Comédia sobre Américo, um desempregado forçado a mudar-se com a família para a casa da sogra. A sua mulher felizmente tem trabalho e Américo vê-se a braços com as tarefas normais mas que aparentemente geram risota, de fazer a lida da casa e tratar dois dois filhos.
Terça-feira, 23 de Abril
Quem Não Pode, Se Sacode — Programa de variedades conduzido por Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme que recebe três convidados para ou revelar coisas que o público não sabe ou para sacudir o desafio e ir a jogo.
Disney+
Segunda-feira, 22 de Abril
Os Segredos dos Polvos — James Cameron produz mais um mergulho, desta feita focado nos "extra-terrestres da Terra". Os cefalópodes com três corações, sangue azul e muita, muita flexibilidade alimentam três episódios sobre a inteligência destes animais numa série narrada por Paul Rudd.
Tigre — Outro convite para o fungágá da bicharada, aqui para conhecer uma mãe tigre e a sua descendência, narrado por Priyanka Chopra Jonas.
Apple TV+
Quarta-feira, 24 de Abril
O Prémio da Tua Vida — Segunda temporada da série baseada no romance de M.O. Walsh passado em Deerfield, a cidade que mudou completamente desde que apareceu uma máquina na mercearia que promete revelar o verdadeiro potencial de cada habitante. A máquina chama-se Morpho e está iminente a "etapa seguinte", com visões e relações e confusões várias. Com Chris O'Dowd. Os primeiros dois episódios chegam quarta-feira e seguem-se doses semanais ate dia 19 de Junho.
SkyShowtime
Terça-feira, 23 de Abril
Apples Never Fall — Série de sete episódios baseada no bestseller de Liane Moriarty sobre a família perfeitinha dos Delaney. Sam Neill e Annette Bening estão prontos para a reforma com os filhos adultos interpretados por Alison Brie, Jake Lacy, Conor Merrigan-Turner e Essie Randles por perto. Mas aparece uma jovem ferida à sua porta e ganham nova sede de viver. E depois ela desaparece. E os segredos da família começam a aparecer. Primeiros três episódios terça-feira, depois novos episódios semanais.
RTP Play
Quinta-feira, 25 de Abril
A Conspiração — Segundo episódio (e o primeiro, que se estreia dia 24, também estará disponível na plataforma da estação pública) da série que se tornou a última obra de António-Pedro Vasconcelos, uma investigação com depoimentos exclusivos dos protagonistas do Verão conspirativo de 1973. No total serão nove episódios.
Filmin
Segunda-feira, 22 de Abril
Avenida Almirante Reis em Três Andamentos — Documentário de Renata Sancho sobre a avenida que esteve sempre a mudar, desde 1908, ao histórico 1.º de Maio de 1974 até a 2018, data do filme.
Um Fio de Baba Escarlate — Comédia de terror de Carlos Conceição sobre a vida pacata de um serial killer em Lisboa que se torna estrela das redes sociais.
Serpentário — Também de Carlos Conceição, desta feita documentário e ficção científica por mais estranho que pareça, mostra um rapaz em busca do fantasma da mãe em África num pós-apocalipse.
Palma — Drama de Mónica Santos sobre a solidão do luto.
Hotel Royal — Hotel Royal é um fragmento das sociedades contemporâneas vistas por uma camareira que limpou e analisou o que viu no hotel onde trabalhava. Com Ana Moreira, Carloto Cotta, Jani Zhao, Tomás Antunes, entre outros.
O Teu Nome É — Documentário de animação sobre o assassinato de Gisberta Salce Jr.
Out of Touch — Série romântica de Lina Åström sobre uma terapeuta de casais que consegue ver o futuro amor de alguém apenas tocando-lhe no peito.
Quinta-feira, 25 de Abril
Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar — Documentário de Marcelo Gomes sobre a vida e o trabalho de Toritama, onde tudo pára para o Carnaval. É o centro de produção mais vital de calças de ganga do Brasil e os trabalhadores fazem jornadas de 16 ou 18 horas diárias, parando para férias na praia no Carnaval.
Perdido no streaming
Não se pode dizer que esteja perdido, mas é daqueles fenómenos que só os licenciamentos explicam que aconteça primeiro na Filmin e não na casa streaming do estúdio Warner, a HBO Max. Desde dia 13 e até 16 de Maio, Dune — Duna: Parte Dois está para aluguer premium por 12,99 euros na plataforma do cinema independente quando ainda está nos cinemas e a fazer belos números (é o segundo filme mais visto do ano em Portugal, com cerca de 300 mil espectadores até ao fim de semana passado). À HBO Max regressou o primeiro filme, Duna, e continua a velhinha minisérie Os Filhos de Duna, que dá um salto até ao terceiro livro da saga.
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Até ao Próximo Episódio.