Júlio Pereira e Marisa Liz dão nova voz a Teresa Torga nestes 50 anos do 25 de Abril
Gravada por José Afonso em 1976, a canção Teresa Torga ressurge neste Abril pela mão de Júlio Pereira e Mariza Liz com um coro de luxo, reforçando o seu papel de “hino à mulher”.
Não é a primeira vez nem será a última que a canção Teresa Torga, de José Afonso, ganha uma nova versão, cantada ou instrumental. Mas aquela que acaba de se estrear tem uma história por detrás. Com produção, arranjo, viola e sintetizadores de Júlio Pereira, a voz de Mariza Liz, o baixo de Norton Daiello e um coro de peso (Ana Bacalhau, Dino D’Santiago, Diogo Branco, iolanda, Luanda Cozetti, Rui Veloso, Selma Uamusse, Tatanka e Teresa Salgueiro), corresponde a uma pequena parte de um projecto que Júlio Pereira acalentava: gravar um disco só com temas de José Afonso. O projecto acabou por não ir por diante, por razões várias (pandemia, problemas de saúde entretanto resolvidos e outros projectos que se lhe adiantaram), mas como Teresa Torga já estava gravada, com a voz de Mariza Liz, resolveram dar-lhe forma final neste mês de Abril, num single que tem também um videoclipe realizado pela Animavídeo, dando vida às palavras da canção.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.