Liga Europa: Liverpool falha reviravolta ante a Atalanta

Roma completa dupla italiana nas meias-finais da competição, que conta também com o Bayer Leverkusen.

Foto
Salah marcou de penálti, mas o Liverpool não conseguiu ultrapassar a Atalanta MICHELE MARAVIGLIA / EPA
Ouça este artigo
00:00
02:06

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Não reservou surpresas a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa, respeitando a tendência da primeira ronda, apesar dos sinais de insubmissão de Liverpool e West Ham. Em frente, seguem Atalanta, Roma e Bayer Leverkusen, que se juntam ao Marselha na próxima fase.

Em Bérgamo, o Liverpool marcou cedo, de penálti — a punir mão de Matteo Ruggeri —, com Mohamed Salah a não perdoar. Um golo aos 7 minutos correspondia na perfeição aos anseios dos ingleses, criando a dúvida nos italianos, que na fase de grupos da edição de 2020-21 da Champions foram goleados pelos “reds”, em casa, por 0-5, com hat-trick de Diogo Jota.

Mas depois de uma primeira parte em que a equipa de Jürgen Klopp conseguiu confundir a Atalanta, os argumentos do Liverpool esgotaram-se por completo, com a equipa a ser uma sombra de si própria, resignada perante a inevitável eliminação, apesar do triunfo por 0-1 (perdeu por 3-0 em Anfield).

Roma repete triunfo de Milão

Ainda em Itália, mas em Roma, depois do triunfo (0-1) dos “gialorrossi” na primeira mão, a equipa de De Rossi aumentou nos instantes iniciais (12’) a vantagem na eliminatória, com novo golo de Mancini. Com Rui Patrício, Renato Sanches e João Costa no banco, a Roma colocava-se em posição privilegiada volvidos apenas dez minutos, graças a remate de Dybala, após jogada de Lukaku.

O AC Milan estava em clara desvantagem, mas a expulsão do defesa turco Zeki Çelik (31’) — por carga dura sobre Rafael Leão — devolveu alguma confiança aos “rossonneri”. Ainda assim, insuficiente para evitar o adeus europeu, apesar do golo de Gabbia (85’), que ditou o 2-1 no Olímpico de Roma.

Em Londres, o West Ham precisava de dois golos para anular a desvantagem do jogo de Leverkusen. Já na posse do título de campeão alemão e do recorde de invencibilidade entre os clubes dos principais campeonatos da Europa, o Bayer de Xabi Alonso teve entrada em falso, com Michail Antonio a adiantar os ingleses (13’).

Mas aos 89’, Frimpong igualou (1-1) o jogo e impediu a primeira derrota da temporada, seguindo para novo duelo com a Roma, numas meias-finais que se completam com o Marselha-Atalanta.

Olympiacos com Atenas à vista

Na Liga Conferência, o Lille, orientado por Paulo Fonseca, bateu o Aston Villa (2-1), mas acabou eliminado no desempate por penáltis (3-4).

A Fiorentina, com dois golos no prolongamento, venceu o Viktoria Plzen (2-0) e apurou-se para as meias-finais, que disputará com o Club Brugge, depois de os belgas terem voltado a bater (0-2) o PAOK, na deslocação à Grécia.

Olympiacos e Fenerbahçe tiveram de recorrer ao desempate por grandes penalidades e foram os gregos a sair por cima. Nos 90 minutos, em Istambul, os turcos ganharam por 1-0, igualando a eliminatória (3-3), mas caíram na marca dos 11 metros (2-3), permitindo que o sonho do adversário, de jogar a final em "casa", continue de pé.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários