Incêndio em Copenhaga destrói antigo edifício da Bolsa de Valores

O antigo edifício da Bolsa de Valores de Copenhaga foi tomado pelas chamas esta manhã. O momento foi comparado ao incêndio de Notre-Dame, em 2019. Ainda não se conhecem as causas do incêndio.

i-video
Incêndio na Bolsa de Valores de Copenhaga relembra o de Notre-Dame Reuters, Joana Bourgard
Ouça este artigo
00:00
02:32

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Um incêndio deflagrou esta terça-feira no edifício da Bolsa de Valores de Copenhaga. Este é um dos pontos mais conhecidos da capital dinamarquesa. O fogo levou ao desmoronamento do pináculo sobre o telhado, relembrando o incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, em 2019.

A polícia informa que, até ao momento, não há registo de feridos. Pela Internet, já se encontram alguns vídeos do local. Um dos vídeos mostra várias pessoas a transportar grandes quadros para fora do edifício, para salvarem os artefactos históricos das chamas. O Museu Nacional da Dinamarca dispensou 25 funcionários para prestarem auxílio no salvamento das peças artísticas.

"Imagens horríveis da Bolsa. É muito triste. Um edifício icónico que significa muito para todos nós... O nosso próprio momento de Notre-Dame", escreveu o Ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, no X. O incêndio na catedral francesa fez cinco anos na segunda-feira, 15 de Abril.

O edifício histórico, cuja torre tem a forma da cauda de quatro dragões entrelaçados, estava a ser renovado quando o incêndio deflagrou. Os andaimes que rodeavam o edifício dificultaram o acesso dos serviços de emergência às chamas, enquanto o telhado de cobre preservava o calor, segundo os bombeiros de Copenhaga. O chefe dos bombeiros informa que estão cerca de 120 operacionais no local. No entanto, apenas 40% do fogo está controlado e as operações podem continuar por, pelo menos, 24 horas.

O Ministério das Finanças, situado nas proximidades, foi evacuado em consequência do incêndio, informou a polícia. Cerca de 90 recrutas da Royal Life Guards, uma unidade do exército, estão a ajudar a isolar e a proteger objectos de valor, segundo os militares.

O edifício, de estilo renascentista holandês, já não alberga a bolsa de valores dinamarquesa e serve de sede à Câmara de Comércio Dinamarquesa. "Deparamo-nos com uma visão terrível. A Bolsa está a arder", escreveu a Câmara de Comércio no X.

As causas do incêndio ainda não são conhecidas. A polícia de Copenhaga pediu às pessoas que evitassem conduzir na zona interior da cidade.

A Câmara de Comércio Dinamarquesa, proprietária do edifício desde 1857, está a trabalhar na sua restauração ao estilo do Rei Cristiano IV da Dinamarca, que mandou construir o edifício no século XVII.

"400 anos de património cultural dinamarquês em chamas", escreveu o ministro da Cultura, Jakob Engel-Schmidt, no antigo Twitter.