25 de Abril: novos territórios científicos na academia
Há ainda muito por fazer na afirmação de todo o potencial que o 25 de Abril continha, e os percursos a trilhar não são unânimes.
Pensar a universidade antes e depois do 25 de Abril é comparar duas realidades completamente diferentes. Desde logo, claro, pelo clima de liberdade que marcou o pós-25 de Abril, em que passou a ser possível exprimir opiniões sem censura, sem cargas policiais e sem o perigo da prisão. A década de 1960, com os sucessivos “lutos académicos”, foi fundamental para o movimento estudantil, principalmente no ensino superior (embora não exclusivamente, pois no ensino secundário também havia movimentações, por exemplo suportadas pelo Movimento Associativo dos Estudantes do Ensino Secundário de Lisboa).
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.