Verstappen volta aos triunfos no Japão e dispara na liderança da Fórmula 1

Piloto neerlandês impôs-se uma vez mais a toda a concorrência e ganhou a terceira corrida em quatro já disputadas no Mundial 2024.

Foto
EPA/KIM KYUNG-HOON / POOL
Ouça este artigo
00:00
02:32

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) regressou neste domingo às vitórias no Mundial de Fórmula 1, ao ganhar o Grande Prémio do Japão, quarta prova da temporada, que ficou marcada por um acidente logo na primeira volta que obrigou a uma interrupção de 32 minutos.

Verstappen, que largou da "pole position", cortou a meta após 1h54m23,566, deixando o segundo classificado, o seu companheiro de equipa Sérgio Pérez (Red Bull), a 12,535 segundos, e o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) na terceira posição, a 20,866.

A prova japonesa, disputada com bom tempo, ficou marcada por um acidente entre o tailandês Alexander Albon (Williams) e o australiano Daniel Ricciardo (RB) logo na terceira curva, que obrigou à interrupção da corrida por mais de meia hora.

Após a largada, Ricciardo não se apercebeu da aproximação de Albon pela sua direita e os dois acabaram por se tocar, acabando nas barreiras de protecção. Os comissários foram obrigados a interromper a corrida para retirar os carros em segurança do local.

A prova recomeçou com novo procedimento de largada em que, mais uma vez, Max Verstappen não deu hipóteses à concorrência. O tricampeão mundial apenas perdeu a liderança momentaneamente após as duas paragens nas boxes para troca de pneus, primeiro para o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) e, depois, para Carlos Sainz.

No entanto, gerindo a degradação dos pneus e o ritmo, Verstappen rapidamente regressou ao comando, estabelecendo, ainda, a volta mais rápida da corrida.

Carlos Sainz beneficiou da estratégia da Ferrari, que colocou Leclerc a servir de tampão ao britânico Lando Norris (McLaren) para chegar ao pódio pela terceira vez em quatro corridas (falhou apenas a da Arábia Saudita, por ter sido operado de emergência a uma apendicite aguda).

Esta foi a terceira vitória de Max Verstappen nas quatro corridas já disputadas, a 37.ª da carreira. Foi, também, a terceira vitória consecutiva no Japão.

"Foi bom. No arranque consegui ficar à frente e, a partir daí, o carro foi ficando cada vez melhor", comentou, no final, o tricampeão, que cimentou a liderança no campeonato, tendo agora 77 pontos, mais 13 do que Sérgio Pérez - Leclerc é terceiro, com 59.

A próxima ronda do Mundial é o Grande Prémio da China, dentro de duas semanas, que marca o regresso de Xangai ao calendário pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19. Será, também, a primeira das seis provas desta época com uma corrida "sprint" no sábado.

Sugerir correcção
Comentar