Alexandra Leitão será a nova líder parlamentar do PS
Pedro Delgado Alves, vice-presidente da bancada há muitos anos, será o braço direito da futura presidente do grupo parlamentar. Os dois fazem parte do secretariado nacional de Pedro Nuno Santos.
Alexandra Leitão será a futura líder da bancada do PS. Os deputados socialistas vão ser chamados a eleger o nome escolhido pelo secretário-geral na próxima quarta-feira, dia da entrega do Programa do Governo. A demora na indicação da pessoa que vai chefiar a bancada socialista foi justificada pelo facto de Pedro Nuno Santos querer que os ex-ministros, que tomam agora posse como deputados, participem também na eleição, para lhe conferir "legitimidade acrescida".
O braço direito de Alexandra Leitão será Pedro Delgado Alves, que já era vice-presidente da bancada desde o tempo em que Carlos César era líder parlamentar, e também ele fazia parte da shortlist para o cargo. Marina Gonçalves, ex-ministra da Habitação, que sempre trabalhou com Pedro Nuno Santos desde os tempos em que era assessora parlamentar, deverá ser uma das vice-presidentes da bancada.
Alexandra Leitão é actualmente membro do secretariado nacional do PS e foi a coordenadora do programa eleitoral do partido nas últimas eleições legislativas. Está totalmente alinhada com a estratégia de Pedro Nuno Santos na tese de que é "praticamente impossível" os socialistas aprovarem o Orçamento do Estado para 2025. A futura líder parlamentar diz que “em princípio” o PS vota contra orçamentos da AD. “É muito difícil o PS votar na globalidade um conjunto de medidas que representam essa visão diferente. Não haverá grande abertura para isso”, disse Alexandra Leitão ao PÚBLICO a 13 de Março, admitindo o voto contra.
Alexandra Leitão foi ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública de 2019 a 2022 e, entre 2015 e 2019, secretária de Estado Adjunta e da Educação. Na última legislatura, enquanto deputada, foi presidente da comissão parlamentar de Transparência e Estatuto dos Deputados.
É ainda uma das comentadoras do programa da CNN e da TSF "O Princípio da Incerteza", debatendo ao domingo com o social-democrata Pacheco Pereira e com o centrista António Lobo Xavier.