Vingegaard sofreu contusão pulmonar e pneumotórax

Visma actualizou estado clínico do ciclista dinamarquês, vítima de queda colectiva na Volta ao País Basco.

Foto
Jonas Vingegaard sofreu contusão pulmonar e pneumotórax Reuters/STEPHANE MAHE
Ouça este artigo
00:00
01:26

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O ciclista Jonas Vingegaard sofreu uma contusão pulmonar e um pneumotórax, além das fracturas da clavícula e das costelas já diagnosticadas, anunciou esta sexta-feira a Visma-Lease a Bike, equipa do dinamarquês.

"Os exames complementares realizados no hospital revelaram que sofreu também uma contusão pulmonar e um pneumotórax. Encontra-se estável e passou bem a noite. Permanece no hospital", refere a equipa, que actualizou o estado de saúde do vencedor da Volta a França de 2022 e 2023.

Vingegaard caiu durante a quarta etapa da Volta ao País Basco, a cerca de 30 quilómetros da meta, juntamente com mais de uma dezena de ciclistas, tendo sido colocado em posição de segurança lateral pelos serviços de emergência, antes de ser retirado numa maca com assistência respiratória e um colar cervical.

Numa primeira avaliação médica, a equipa tinha revelado que o ciclista tinha sofrido uma fractura na clavícula e de várias costelas, estado agora actualizado.

A queda ocorreu numa descida, tendo a organização neutralizado a etapa, com muitas ambulâncias no local a assistirem os ciclistas.

Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), que liderava a corrida, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Jay Vine (UAE Emirates) também estiveram envolvidos na queda, acabando por abandonar.

Evenepoel sofreu fracturas na clavícula e na omoplata, enquanto Vine tem fracturas cervicais e do corpo vertebral da coluna torácica.