Alcaide de Cartaya e o incidente com Conceição: “É lamentável a postura do FC Porto”
Manuel Barroso lamenta não ter sido ouvido pelo clube e denuncia que tem sido alvo de ameaças de morte nas redes sociais.
O alcaide de Cartaya, cidade da província de Huelva onde na semana passada se realizou um torneio de futebol de jovens, condenou nesta terça-feira o comportamento de Sérgio Conceição e a atitude do FC Porto na sequência dos incidentes registados. "É muito triste que uma entidade como o FC Porto lance um comunicado contra o alcaide e a favor do treinador sem se informar", vincou Manuel Barroso.
Em conferência de imprensa, convocada com o intuito de prestar esclarecimentos sobre o desentendimento com o treinador do FC Porto e um dos seus filhos, o autarca sublinhou que a única coisa que fez foi tentar chamar Sérgio Conceição à razão.
"Ao início, não conhecia nem sabia quem era Sérgio Conceição. A única coisa que fiz foi chamar-lhe a atenção. No momento em que me aproximo dele, identificou-se como máxima autoridade portuguesa. Eu digo-lhe que até podia ser a máxima autoridade em Portugal, mas ali não era ninguém para saltar para o campo e muito menos para agredir o árbitro. Convidei-o a sair e é isso que se vê nas imagens", adiantou.
De seguida, todos se dirigiram para a zona dos balneários e Manuel Barroso explica o comportamento que o levou a avançar com uma denúncia às autoridades. "Ele entra naquela zona com o filho e comete vários delitos, os quais vou ler e pelos quais os denunciámos: atentado contra a autoridade, ameaças e alterações à ordem pública. Não queria que isto tivesse chegado onde chegou. Não estava contra Sérgio Conceição por ser o Sérgio, estava contra ele porque não nos respeitou".
Barroso lamenta ainda a tomada de posição do FC Porto na sequência do incidente, salvaguardando que ninguém cuidou de apurar a sua versão dos acontecimentos. "Antes de lançarem um comunicado em defesa do treinador, deviam ter ouvido a outra versão. É muito triste que uma entidade como o FC Porto lance um comunicado contra o alcaide e a favor do treinador sem se informar. Por este comunicado, muitos adeptos me ameaçaram de morte nas redes sociais, ao meu filho e aos meus familiares, comentários que também estão nas mãos da polícia. É lamentável a postura do FC Porto. Vamos a tribunal e este alcaide vai defender-se".
Advogado de Conceição: "Espiral de mentiras"
Após o anúncio do autarca espanhol, o advogado de Sérgio Conceição afirmou à agência Lusa ter ficado "claro que o Sr. Manuel Barroso entrou numa espiral de mentiras na qual se afunda cada vez mais", considerando que "as agressões contra Moisés Conceição, as graves e falsas acusações contra Sérgio Conceição, não podem passar impunes". "Serão continuadas todas as diligências judiciais já em curso", acrescentou Pedro Henriques.
"O facto de ser um eleito, com dever de moderação e respeitabilidade, só agravam o seu caso", afirmou o advogado do treinador principal do FC Porto, classificando as declarações do alcaide de Cartaya como "cada vez mais contraditórias e falaciosas", bem como demonstrativas da "prática de [crimes de] atentado contra a honra e consideração de Sérgio e sua família".